Projeto: Pequenos Heróis
Prêmio: Gente que faz a diferença.
Fga. Luciana Gregio Barbosa CRFa 2-15.210

Do prazer de atuar na Unidade Neonatal do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em São Paulo, nasceu o desejo e consequente projeto de presentear os familiares, e em especial as mães dos recém nascidos e lactentes internados.
O objetivo é motivar, promover e fortalecer o vínculo afetivo não só entre mãe e filho, mas de toda a família envolvida durante a internação e alta hospitalar do bebê, além de ser uma lembrança para reconhecer a força que esses bebês transmitem ao longo da internação e ser uma ação de humanização que se soma às ações de cuidados humanizados já existentes na Unidade.
O projeto foi idealizado e é realizado pela fonoaudióloga Luciana Gregio Barbosa que atua na Unidade Neonatal do HMJSH, sendo aprovado pela chefia imediata do setor e direção hospitalar em janeiro de 2018.
É tirada uma foto do recém-nascido ou lactente, com acessórios (capa, símbolo, máscara...) que fazem alusão à super-heróis, como Mulher Maravilha, Batman e entre outros.Todos os acessórios são confeccionados por funcionários voluntários da unidade, bem como a preparação e a tirada da foto.
Como critério de elegibilidade para participar do projeto, estão os recém-nascidos pré-termos que necessitaram de internação por mais de 07 dias ou recém-nascidos a termo com mais de 20 dias de internação na Unidade Neonatal do HMJSH. Após estabilização clínica e retirada dos dispositivos, como por exemplo, sonda nasogástrica e acesso venoso, o projeto é explicado ao responsável pelo bebê (mas não é dito a temática da foto, sendo esta surpresa!), que em conformidade com o mesmo, preenche e assina o termo de autorização de uso de imagem do recém-nascido.
É tirada uma fotografia do bebê com os acessórios escolhidos de maneira aleatória, dentro da própria Unidade Neonatal,preferencialmente após um horário de mamada, quando o bebê está mais sonolento. Essa foto passa por um processo de produção gráfica, feita por um designer voluntário, Ettore Zunarelli, e sem vínculo com a instituição.
Resultado
Ao longo do projeto nota-se que o mesmo fortalece não só os laços afetivos e vínculos entre família/bebê, mas também entre profissionais/Instituição com essas famílias. Não há dados oficiais a respeito, mas é notável a surpresa e felicidade dos responsáveis ao receberem as fotos, quando se emocionam e agradecem o presente.
No momento o projeto está temporariamente suspenso devido a pandemia do covid-19.
Em 25 de Outubro de 2019, a Prefeitura de São Paulo promoveu o seminário profissionais do SUS onde ocorreu a premiação intitulada “Gente que faz a diferença”, premiando por região dois eixos “Homenagem ao Trabalhador” e “Relato de Experiência. O projeto “Pequenos Heróis” concorreu e ganhou como “Relato de Experiência” pela região Norte. Assista ao vídeo.
O projeto

Antes da edição
Depois da edição
Folder entregue aos pais

Alguns dos Heróis

Fotos no Natal 2019
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Fga Luciana Gregio Barbosa CRFa 2- 15.210

Resumo
Graduação
Fonoaudiologia, PUCSP - (2005)
Pós-Graduação
Especialização
Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família, Centro Universitário São Camilo
Aperfeiçoamento
M.O. neonatal e disfagia infantil , Núcleo de estudos Claudia Xavier
Aprimoramento
Disfagias Neurogênicas, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Terapia fonoaudiológica clínica e hospitalar, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
A clínica fonoaudiológica na alteração e na expressão vocal, DERDIC